Get Adobe Flash player





 

 

 



Banner
Avaliação do Usuário: / 11
PiorMelhor 
Meio Ambiente - Sugestão

Estrada dos Teixeiras, um caminho viável a Jacarepaguá.

Fica a dica de uma caminhada bem interessante.

Sempre ouvimos falar que este caminho era praticável, mas agora comprovamos e ele existe a mais de meio século e as autoridades nunca colocaram em pratica o seu uso, mas agora impõe uma via (Transolímpica) com tarifa de pedágio em perímetro urbano (que discordamos totalmente desta cobrança).

A aventura!


O grupo sócio cultural Maria Realengo organizou um passeio pela Serra do Jardim Novo na Estrada dos Teixeiras com destino ao Boiúna. Adoramos a ideia, pois leitores anteriormente já tinham dado a dica que esta estrada é viável e bem cuidada, mas sinceramente desconhecíamos e sempre que perguntávamos um ou outro, as respostas eram parecidas ou desconheciam ou fazia tempos que não iam lá e tinham receio da violência ou o que iriam encontrar. Bom, para sabermos a verdade encaramos o desafio e nos preparamos para a empreitada, fizemos o registro fotográfico do local e contamos aqui a aventura.

 

Marcamos as 07h30min mas alguns atrasos nos fizeram sair somente as 09: hs. Mas em 50 minutos chegamos à Taquara no ponto final do ônibus 761.

No inicio que fica na Avenida Frederico Faulhaber na junção da Manoel Nogueira de Sá, com Pirpirituba a Rua do Canal (e não do Valão)  atrás da Clinica da Família John Cribbin, área residencial bem simples e motos e carros cruzam diversas vezes tanto subindo ou descendo é um pouco estreita no começo, mas logo adiante ela fica mais larga e com trechos constantes de asfalto.

A impressão que se tem é que estamos em uma zona rural, com casas com quintais enormes e muitos animais como patos, galinhas, gansos e cabras livres nos terrenos com chácaras e roças tímidas em um ponto e outro encontramos córregos que surgem do meio das pedras e esquecemos que ainda estamos em Realengo.

Muitas casas simples e pequenos sítios ao longo do caminho volta e meia surge uma casa ou outra que ostenta certo conforto. Em algumas vezes no alto da serra, avistávamos bairros ao longe.

Depois muito verde ao por todos os lados, em um dado momento cruzamos com uma carroça que nos fazia lembrar ainda mais um lugarejo do interior realmente e um pouco mais adiante já na descida perguntamos a uma moradora que bairro era aquele, foi rápida: Taquara.

E isso foi em menos de uma hora onde fomos curtindo, fotografando cantando, parando aqui ou acolá para apreciar algo.

Também encontramos lixo jogado nas encostas, indagamos algumas pessoas que afirmam que a Comlurb passa regularmente, e somente alguns moradores são realmente ignorantes.  Isso já no Bairro Boiúna avistamos o Hospital Santa Maria e vimos que a prefeitura estra construindo um EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) na Estrada dos Teixeiras.

Ai viramos a direita sobre uma ponte e fomos na direção do Lar Frei Luiz (não chegamos até lá, pois tomamos outro caminho).

Uma parada para um churrasquinho básico que foi preparado pelo Sidnei na Rua Pereiro, no bar Bicão de propriedade de Dona Célia...(que nos contou que todos domingo bem cedinho logo que ela abre, chegam dois senhores que caminham de Realengo, e param para molhar a palavra).

Energia Positiva.

Foi uma parada longa que terminou somente às 13h47min hs onde ouvimos musica papeamos e descansamos para parte final... esta sim realmente de trilha (imaginem com a barriga cheia subir o morro novamente).

Foi um dia agradável e surpreendente, pois é muito prazeroso constatar que praticamente no quintal de nossa casa podermos estar em contato com a natureza e boa parte dela muito bem preservada. Não preciso descrever muito, pois as fotos falam por si. Em alguns locais constatamos que o replantio vem ocorrendo e em bem pouco tempo tudo vai estar novamente reflorestado. Depois saímos numa trilha que sai atrás do Jardim da Saudade.

O restante das fotos serão colocadas no Facebook http://www.facebook.com/pro.realengo

Vejam o video.

Próximas caminhadas:

esta postagem é um oferecimento de Magna Midia.

 

Comentários  

 
0 #14 06/01/2013 17:07
por favor marquem e me comuniquem de uma caminhada dessa, voltando da estrada pau da fome, pegamos este caminho ,obedecendo o gps,e fiquei encantada, gostaria muito de voltar lá, e numa caminhada seria bem legal.
Citação
 
 
0 #13 05/10/2012 17:01
Trabalho na Barra e ja ouvi falar dessa estrada. Há pouco tempo enviei e-mial para alguns amigos falando sobre o local.
Uma gande alternativa para desafogar o transito do catonho, mas... parece não interessar para as autoridades.
avisem quando forem novamente fazer a trilha, gostaria muito de participar
Citação
 
 
+5 #12 20/09/2012 14:14
Trabalho na Barra da Tijuca, vou de carro todos os dias e gostaria de saber se tem como passar por lá trnaquilamente, se é bem asfaltado, seguro e quanto tempo +ou- levaria de Realengo até a Taquara
Citação
 
 
0 #11 10/09/2012 22:38
A primeira vez que ouvi falar do Caminho dos Teixeiras eu estudava na Miguel Ramalho novo na déc. de 60, mas nunca tive oportunidade de conhecer. Sei de um que também leva ao mesmo destino no final da rua João luso no Barata. Lembro-me que algumas vezes a gente "gazetava" no Colégio Paulo Gissoni e subia por esse caminho até chegar em Jacarepaguá comíamos jaca durante o trajeto, tomávamos banho nos riachos (imaginem déc.de 70 meninos e meninas. Naquele tempo a gente não era bobo de tudo não) Era muito legal, gostaria de participar.
Citação
 
 
0 #10 09/09/2012 03:34
Adorei!!!! Quero fazer essa caminhada!!!
Citação
 
 
+1 #9 08/09/2012 23:28
Por favor marque outra caminhada nessa Estrada dos teixeiras e me comunique...achei muito interessante, nasci em Realengo e deconhecia essa estrada até sugir uma coversa com amigos neste feriado de 7/9/2012...Aguardo!
Citação
 
 
+1 #8 23/07/2012 16:20
Parabéns pela matéria Luís. A primeira vez que fiz o percurso fiquei envergonhado por ser nativo de Realengo e desconhecer esse caminho. Pensamos em fazer esse evento bimestralmente e aguardamos sugestões de passeios similares para desbravarmos essas pérolas em nosso quintal. paZ!
Citação
 
 
+2 #7 23/07/2012 12:13
Desde os primórdios do nosso bairro esse caminho existe, prosseguimento da Est dos Teixeiras sempre foi transitável, até a bifurcação que pode seguir para o Pau da Fome, à esquerda ou para o Barata,à direita; a partir dali ambos ficavam intransitáveis no período de chuvas e novamente transitáveis, principalmente por carroças e veículos com tração, após providências dos sitiantes que precisavam escoar sua produção de laranjas, tangerinas, bananas e produtos hortigranjeiros .
Durante os anos 50 até 80 esse caminho era utilizado diariamente por um casal que moravam na Piraquara (pais do Prof Edson, Edinho que jogava no S Luiz) e trabalhavam no Hospital Santa Maria, no Pau da Fome . Até os anos 80 esse trajeto foi mantido graças principalmente a um sitiante conhecido como Zé Silveira que morava logo no início da estrada e com meios próprios ou colaboração de políticos da área lutou para manter a transitabilidad e e outras melhoria para comunidade local.
Curiosidade : Nas 2 explosões que ocorreram no depósito de armamento, bombas e munições nos anos pré revolução 64 em Deodoro, esse caminho serviu para que milhares de pessoas oriundas de Sulacap, Mallet, M Bastos, Realengo, P Miguel, Bangu .... fugissem, para se abrigarem do perigo eminente das terríveis explosões e clarões que sem os meios de comunicações atuais eram anunciados como trágicascalamid ades e até como o final do mundo, Fazendo com que essas pessoas percorresem o caminho até o Pau da Fome chorando, rezando em verdadeiro delírio e pavor com as calamidades anunciadas .
Citação
 
 
+1 #6 21/07/2012 19:29
Tanta beleza em nosso querido Realengo, vcs estão de parabéns pela reportagem. Amei!!!
Citação
 
 
+1 #5 21/07/2012 02:05
Fui convidada pra essa trilha, mas como faço curso não pude participar... que pena, fotos muito legais, fiquei surpresa com tanto verde e tão perto da gente... na próxima pretendo ir!
Citação
 

Adicionar comentário

Os comentários com palavrões serão deletados.


Código de segurança
Atualizar

Enquete
Pesquisa 2014: Quais as reais prioridades na Zona Oeste.
 
Nós nas redes sociais
ACIRA
Clique e saiba mais.

Real FM
Clique abaixo ouça online.
http://www.realfmrio.com
SASE SAÚDE
Clique e saiba mais.